ala psiquiátrica1bxO Hospital São José, de Dois Irmãos, administrado pelo Instituto Vida promoveu na manhã desta segunda-feira solenidade de reabertura da Ala Psiquiátrica. Estão disponíveis 15 leitos, sendo sete para pacientes SUS e os demais destinados a particulares e convênios. A prefeita Tânia Terezinha da Silva lembra que em um momento em que muitas instituições de saúde fecham seus setores psiquiátricos, Dois Irmãos faz o inverso, investindo em mais esse serviço. “Esse é um esforço conjunto que deve ser comemorado”, ressalta.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Jerri Adriani Meneguetti destaca a mobilização do Conselho Municipal de Saúde, Prefeitura e Instituto Vida para que essa ala pudesse ser novamente disponibilizada para a população. “A saúde mental agora volta a ser tratada de forma integral em Dois Irmãos, com atendimento que começa nas UBS, no Postão 24h e com encaminhamento para o hospital, quando necessário, formando assim uma rede efetiva em nosso município”.

De acordo com o administrador Lucas Schneider, o setor  ocupa um espaço exclusivo dentro da casa de saúde, com quartos, consultório, sala de enfermagem, pátio e sala de recreação onde também serão desenvolvidas oficinas terapêuticas e palestras para os internos. O presidente do ISEV, Juarez Ramos dos Santos observa que o Hospital São José tem se tornado cada vez mais uma referência para os municípios próximos. “A reabertura deste serviço é muito importante já que a procura por atendimento tem crescido e o número de leitos não tem acompanhado essa necessidade”. Observa.